• Dra. Camila Couto e Cruz

Morando no exterior: “A busca pelo visto está me enlouquecendo”

Updated: Mar 12



Quando as pessoas decidem se mudar para o exterior elas têm o sonho de conseguir residência permanente e se tornar cidadãos daquele país, pois acreditam que finalmente terão acesso a todas as vantagens da vida de um cidadão ou de um residente do país escolhido, deixando para trás as dificuldades que um imigrante experiencia enquanto está vivendo no exterior. No início a jornada é tranquila, pois existe essa ideia de que o processo é duradouro, porém fácil de ser alcançado. Mas, ao longo do processo, quando o imigrante começa a entrar em contato com outras pessoas que já vivenciaram essa experiência, percebem que a jornada da cidadania é longa e complicada. Assim que chegam no país onde desejam viver, começam a focar somente em atividades que auxiliem nesse processo como ganhar e guardar dinheiro e ir atrás de agentes de imigração. Tentam diversos caminhos para conseguir o visto, muitas vezes fazendo um curso que ensine alguma coisa que eles nem estão interessados em aprender, mas que poderá ajudá-los na obtenção do visto tão almejado. Muitas vezes essa jornada leva dois, três anos e pode ter intercorrências no caminho como mudança das regras, o que acontece com frequência, ou também a própria pessoa acaba ficando exausta da jornada que iniciou e as coisas vão ficando pesadas.


O emocional vai sentindo, afinal de contas são alguns anos se dedicando para conseguir uma residência permanente e por mais que pareça estar perto, leva tempo para chegar ao objetivo final. Toda essa experiência tem um peso muito grande no emocional, porque, afinal de contas, as pessoas passam por várias privações de coisas que desejariam fazer, tudo em prol de guardar dinheiro e de se planejar para o visto, e muitas vezes ele acaba não saindo tão rapidamente ou tão facilmente como se imaginava.


É importante entender que a jornada do visto de residência permanente ou de cidadania é uma jornada muito longa que exige um cuidado paulatino. O imigrante não pode se privar de tudo, focando somente em um objetivo que às vezes está cinco, seis anos, longe do momento presente. Nós somos seres humanos, precisamos de recompensas no nosso dia a dia, na nossa semana, por todo o esforço que a gente está fazendo. Então, claro que é importante ter um visto permanente para morar no lugar em que se escolheu viver, mas também é importante cuidar de si para que a jornada do visto não seja tão pesada e não chegue ao ponto de fazer com que você queira desistir. Por conta disso é sempre bom fazer consultas com agentes de imigração, não fazer planos baseados somente em achismos, porque isso pode levar `a muita frustração. É muito importante procurar cuidar de si e não abrir mão de todo o seu conforto e bem estar em busca desse projeto que pode estar tão distante. Se dê presentes, se permita comer uma comida legal, ir ao supermercado e comprar alguma coisa que esteja fora do seu orçamento, se permita fazer viagens e se permita visitar sua família, porque tudo isso faz com que você esteja saudável para seguir a jornada que efetivamente vai te levar ao visto de permanência no país que você escolheu viver.


Se você se identificou com os assuntos tratados nesse post e gostaria de aprofundar-se no autoconhecimento através da psicoterapia ONLINE, entre em contato comigo clicando aqui. Desta forma eu poderei explicar mais sobre o meu trabalho para você e você poderá tirar dúvidas sobre a psicoterapia ONLINE.


Links Úteis:

Agendamento de consultas com a Dra. Camila Couto e Cruz


Siga as redes sociais para ter acesso a conteúdos como esse diariamente:

Facebook

Instagram


Quem escreve:

Camila Couto e Cruz é psicóloga com formação em Gestalt-Terapia e doutorado em Psicologia Social pela University of Queensland; uma das 50 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Camila trabalha com psicoterapia na modalidade online, atendendo brasileiros que vivem no exterior através de uma abordagem dinâmica, voltada para a autorregulação e ajustamento criativo do indivíduo.

Agende uma sessão informativa sobre a psicoterapia online, sem nenhum custo, clicando aqui.



515 views0 comments