• Dra. Camila Couto e Cruz

Morando no exterior: "Não consigo driblar a ANSIEDADE"

Updated: Mar 12


A ansiedade é um dos problemas que mais afeta qualidade de vida dos brasileiros que vivem no exterior. Esta é uma demanda comum na clínica e eu estou acostumada a receber pacientes que se queixam dos mais variados sintomas da ansiedade. Uns sentirem-se estagnados por não saber para onde mirar seus esforços, outros estão em crise por não conseguir falar a língua local e ainda tem os muitos que estão em pânico com a incerteza sobre o futuro no país em que vivem, devido à pandemia do coronavirus. Trata-se de um problema que torna a vida no exterior ainda mais difícil, fazendo com que as pessoas acabem buscando ajuda psicológica.


A ansiedade paralisa e pode impactar no potencial que este indivíduo tem de ser feliz. Os anos passam, as responsabilidades aumentam, vem o casamento, os filhos... a pessoa se torna uma escrava das suas responsabilidades sem nem sequer parar para pensar que o que afeta o sono, o que a faz ter pensamentos catastróficos e a deixa sempre em estado de alerta é a tal da ansiedade.


Ao parar para pensar, a realidade é que você não está vivendo o momento presente na grande maioria do tempo. Está tomando banho pensando no café da manhã, no que não pode esquecer de levar consigo, dirige-se ao trabalho pensando nas demandas que te esperam, trabalha pensando em chegar em casa e em comer algo gostoso e vai dormir pensando no dia seguinte. Se identificou? Esta é a rotina das pessoas que convivem com a ansiedade... por simples costume de viver assim, muitos acabam achando isso normal. Mas eu quero te convidar a pensar comigo: Bom, nós já vivemos o passado e não podemos mudá-lo. Do mesmo modo, o futuro ainda não aconteceu e, de verdade, ele nem existe... ele é só uma ideia na sua cabeça, concorda? Então o que nos resta é o momento presente!


Você consegue se lembrar de um dia em que tenha aproveitado o momento presente? Um banho demorado, sentindo a água bater nas suas costas, um café da manhã em que tenha apreciado cada mordida e o gosto dos alimentos na sua boca? Então... a verdade é que você pode estar se deixando levar pela ansiedade, com pensamentos que normalmente são negativos e distantes daquilo que te faz feliz. Basicamente, a sua mente está voltada para as incertezas e preocupações consigo e com os que ama.


Muitas vezes, o que precisamos é compreender que podemos buscar ajuda quando necessário... não precisamos resolver tudo sozinhas. Se você se identificou com os assuntos tratados nesse post e gostaria de aprofundar-se no autoconhecimento através da psicoterapia ONLINE, entre em contato comigo clicando aqui. Desta forma eu poderei explicar mais sobre o meu trabalho para você e você poderá tirar dúvidas sobre a psicoterapia ONLINE.


Links Úteis:

Agendamento de consultas com a Dra. Camila Couto e Cruz


Siga as redes sociais para ter acesso a conteúdos como esse diariamente:

Facebook

Instagram

Quem escreve:

Camila Couto e Cruz é psicóloga com formação em Gestalt-Terapia e doutorado em Psicologia Social pela University of Queensland; uma das 50 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Camila trabalha com psicoterapia na modalidade online, atendendo brasileiros que vivem no exterior através de uma abordagem dinâmica, voltada para a autorregulação e ajustamento criativo do indivíduo.

Agende uma sessão informativa sobre a psicoterapia online, sem nenhum custo, clicando aqui.


105 views0 comments