• Dra. Camila Couto e Cruz

Morando no exterior: O sonho do intercâmbio e suas dificuldades

Updated: Mar 12



Morar no exterior, mesmo que por um curto período do tempo, pode ser muito difícil em alguns sentidos. São diversas situações novas acontecendo simultaneamente: um contexto cultural totalmente diferente, longe daqueles que amamos, uma nova rotina para nos adaptarmos. Tudo isso pode mexer muito com as nossas emoções. Junto disso, há a nossa cobrança interna para aproveitar aquele momento ao máximo e ser feliz o tempo todo, afinal, estamos realizando um sonho. Inclusive, por vezes, nos sentimos ingratos por sentir emoções que julgamos negativas, como tristeza, solidão ou desânimo. Além da pressão que colocamos em nós mesmos, também pensamos no que as outras pessoas estão pensando. Afinal, para quem está vendo de fora, o viajante está vivendo os melhores momentos da sua vida, sem nem imaginar o mix de sentimentos que são enfrentados todos os dias.


Cuidar da nossa saúde mental é extremamente necessário, justamente para conseguirmos aproveitar momentos como esse de forma leve e saudável. Se nos conhecemos, conseguimos entender nossos sentimentos e emoções, identificar quais são os nossos gatilhos e aprendemos a encarar e lidar com essas situações. Fazer um intercâmbio, viajar e realizar sonhos não significa que precisamos estar felizes e com energia todos os dias. Haverão dias que não serão bons e cabe a nós procurar ajuda, dividir o que estamos sentindo e entender que não estamos sozinhos.


Se você se identificou com os assuntos tratados nesse post e gostaria de aprofundar-se no autoconhecimento através da psicoterapia ONLINE, entre em contato comigo clicando aqui. Você pode agendar uma sessão informativa de 20min, sem custos envolvidos. Nessa sessão, eu poderei explicar mais sobre o meu trabalho para você e você poderá tirar dúvidas sobre a psicoterapia ONLINE.


 

Links Úteis:

Agendamento de consultas com a Dra. Camila Couto e Cruz

Siga as redes sociais abaixo para ter acesso a conteúdos como esse diariamente:

Facebook

Instagram


Quem escreve:

Camila Couto e Cruz é psicóloga com formação em Gestalt-Terapia e doutorado em Psicologia Social pela University of Queensland; uma das 50 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Camila trabalha com psicoterapia na modalidade online, atendendo brasileiros que vivem no exterior através de uma abordagem dinâmica, voltada para a autorregulação e ajustamento criativo do indivíduo. Agende uma sessão informativa sobre a psicoterapia online, sem nenhum custo, clicando aqui.




67 views0 comments