• Dra. Camila Couto e Cruz

Morando no exterior: “Meu relacionamento acabou”

Updated: Mar 12


Lidar com o fim de um relacionamento não é tarefa fácil. Agora acrescente a isso o fato de estar em outro país, longe da família e amigos, totalmente fora da sua zona de conforto. Piorou, né? Em alguns casos, os casais decidem embarcar nessa aventura juntos. De início, parece maravilhoso ter seu parceiro do lado. Porém, ao andar da nova vida, as coisas entre o casal começam a mudar. De repente, os conflitos aumentam. Um quer ficar e o outro quer voltar para o Brasil, ou o relacionamento que já não ia bem antes da viagem, piora de vez.


Outra situação muito comum é que as pessoas se deslumbrem com a nova vida e com a infinidade de novas experiências para serem vividas. O desejo de viver intensamente essa fase pode acarretar em traições ou mesmo no término definitivo do relacionamento. Não pense que os imigrantes solteiros também não sofrem. Em vários casos, a pessoa decide viajar sem compromisso com outra pessoa e acaba iniciando um relacionamento já no exterior. De repente, as coisas já não estão dando mais certo e essa relação acaba. E agora?


O fato é que independente do motivo do fim da relação, você colocou nesse parceiro todo o peso das suas expectativas, inclusive criando uma sensação de apego e dependência, já que ele ocupou o lugar dos seus amigos e familiares que ficaram no Brasil. Você se vê em uma situação de solidão e vazio. Se já é difícil lidar com todas essas questões quando estamos perto da nossa rede apoio e de tudo aquilo que nos é confortável, imagine o quanto pode ser doloroso passar por isso sozinha. A sensação de estar perdido é muito maior. Por essas e outras questões que a construção do autoconhecimento e do amor próprio são tão importantes. Criar um relacionamento consigo mesma, cuidar da nossa autoestima e nos fortalecer é o caminho para lidarmos com esse tipo de situação de uma forma mais tranquila e saudável.


Não importa se você está solteira ou em um relacionamento: cuide sempre de você. Pratique uma atividade física que você goste, não apenas por estética, mas pelos benefícios e prazeres que isso vai trazer pra você. Mantenha seus hobbies, cuide da sua aparência, intensifique o seu contato com família e amigos e os mantenha por perto (mesmo que longe). Jamais esqueça que a pessoa mais importante da sua vida é você mesma e que sem cuidar de você, não há como manter relacionamentos saudáveis.

Se você se identificou com os assuntos tratados nesse post e gostaria de aprofundar-se no autoconhecimento através da psicoterapia ONLINE, entre em contato comigo clicando aqui. Desta forma eu poderei explicar mais sobre o meu trabalho para você e você poderá tirar dúvidas sobre a psicoterapia ONLINE.


Links Úteis:

Agendamento de consultas com a Dra. Camila Couto e Cruz


Siga as redes sociais para ter acesso a conteúdos como esse diariamente:

Facebook

Instagram


Quem escreve:

Camila Couto e Cruz é psicóloga com formação em Gestalt-Terapia e doutorado em Psicologia Social pela University of Queensland; uma das 50 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Camila trabalha com psicoterapia na modalidade online, atendendo brasileiros que vivem no exterior através de uma abordagem dinâmica, voltada para a autorregulação e ajustamento criativo do indivíduo.

Agende uma sessão informativa sobre a psicoterapia online, sem nenhum custo, clicando aqui.




2,678 views0 comments