top of page

Morando no exterior: Vamos conversar sobre esse seu problema?

Updated: Mar 12, 2022



Sabe aquela conversa que a gente só tem com o travesseiro na hora de dormir? Pois então... vamos voltar a ela. Provavelmente você está no meio do seu dia corrido, cheia de preocupações na cabeça e afazeres, mas eu te peço que conecte-se consigo mesma AGORA. O que é que está te fazendo sofrer? O que te aflige? Ou, como diz o dito popular, onde é que o seu calo aperta?


Veja só... você pode não ter total controle sobre esse problema, mas está entristecida com o fato de não poder agir; ou então a resolução desse problema tão grande, que afeta tantos ao seu redor, está pesando somente sobre as suas costas... não importa qual é o problema ou mesmo o tamanho do problema. Apenas lembre-se de uma coisa: tudo passa!


Sim! É isso mesmo que você leu. TUDO PASSA! Isso serve para as coisas boas e para as ruins também. Assim, olhe para este seu momento de vida como um ponto no tempo; algo que será pequeno com o passar dos anos e que você provavelmente terá vaga lembrança. Se você acha que o seu problema jamais será esquecido, tenha certeza de que ele será lembrado com outro significado: o de superação, crescimento e amadurecimento.


Só você é capaz de resolver os seus problemas, mas isso não quer dizer que você precisa passar por eles sozinha. Olhe ao seu redor ou, para quem está distante dos seus amigos e familiares, olhe a sua lista de mensagens recebidas e veja quantas pessoas estão conectadas com você diariamente; seja através de grupos de amigos e família ou em mensagens privadas. Lembre-se das pessoas que já recorreram a você buscando ajuda no passado. As chances de que essas pessoas estejam abertas a te ouvir são grandes.


Não seja orgulhosa... mande uma mensagem, ligue, faça uma videochamada e FALE sobre os seus problemas com um amigo querido ou um familiar. Às vezes é bom saber o ponto de vista de alguém que está fora da situação, e se essa outra pessoa não te trouxer soluções, ao menos você estará com o coração mais leve...


Se por alguma razão você não se sente confortável em dividir os seus problemas com amigos e familiares, ou se você já recorreu a esta alternativa, mas sente que não é suficiente, busque apoio psicológico. Ninguém melhor do que uma psicóloga para te ouvir sem julgamentos, te ajudar a lidar com o que te aflige e te auxiliar na definição de estratégias para solucionar os seus problemas.


Links Úteis:


Me siga nas redes sociais para ter acesso a conteúdos como esse diariamente:


 

Camila Couto e Cruz é psicóloga com formação em Gestalt-Terapia e doutorado em Psicologia Social pela University of Queensland; uma das 50 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Camila trabalha com psicoterapia na modalidade online, atendendo brasileiros que vivem no exterior através de uma abordagem dinâmica, voltada para a autorregulação e ajustamento criativo do indivíduo.



483 views0 comments

Recent Posts

See All
whatsapp-icone-1.png
bottom of page